Jornal Correio Popular Notícia



PREVENÇÃO
Campanha Fevereiro Rosa é encerrada em Ji-Paraná

Data da notícia: 2024-02-28 18:02:54
Foto: Assessoria/Divulgação
A campanha foi finalizada no Cras do bairro São Francisco

Com o tema “Não pule etapa, tudo tem seu tempo”, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Francisco encerrou as atividades mensais da Campanha Fevereiro Rosa, que trata de assuntos sobre a Prevenção da Gravidez na Adolescência, na terça-feira (27).

A ação promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), recebeu mais de 50 participantes na palestra do médico e nutrólogo, Yordani Grass.

Segundo a coordenadora do Cras São Francisco, Sônia Martins, destacou a importância de campanhas como o “Fevereiro Rosa”, que visa informar e conscientizar famílias em situação de vulnerabilidade social sobre os riscos e as medidas de prevenção da gravidez precoce. Ela reforçou que essas ações não apenas educam os jovens sobre a importância de planejar o futuro e evitar situações indesejadas.

Para o médico Yordani Grass, as ações preventivas e informativas para os adolescentes é crucial, pois a gravidez neste período de transformação hormonal acarreta desafios significativos tanto para os próprios adolescentes quanto para suas famílias. Ele informou que o Brasil é um dos países com o maior índice de gravidez na adolescência e que Norte é a região com maior incidência de casos.

A gravidez na adolescência é objeto de debate, de investigação e de políticas públicas no Brasil pelo elevado numero de registros, além do impacto social, riscos de prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia (elevação da pressão arterial da gestante), depressão pós-parto, mais pessoas dependente de programas sociais e baixa escolaridade desse grupo.

A falta de suporte adequado pode aumentar os níveis de estresse e dificultar o desenvolvimento saudável tanto da mãe adolescente quanto do bebê. Assim, programas e campanhas de conscientização, como o “Fevereiro Rosa “, desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar desses meninos e meninas, dos 10 aos 14 anos, onde passam por novas experiências hormonais e novas mudanças físicas.

Durante todo mês, foram desenvolvidas palestras e rodas de conversa nas unidades dos Cras Morar Melhor, Roda Moinho e Jardim dos Migrantes, e no Centro de Convivência Viver Bem com os idosos. A Campanha abrangeu aproximadamente 600 pessoas no debate de soluções e de conscientização dos participantes.

Fonte: Gabriela Suematsu - Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.